School of Seven Bells - Ghostory



Sempre que dream pop / shoegaze chega ao meu alcance eu como que guincho de alegria, é sem dúvida um dos meus géneros favoritos! Se for bem feito, o ambiente que consegue criar é deslumbrante, hipnotizante. E durante dois álbuns, os School of Seven Bells sempre conseguiram criar esse ambiente de forma bastante eficaz, até que chegou Ghostory.

Agora deixou de ser bastante eficaz para ser deslumbrante! A evolução do Alpinisms para o Disconnect From Desire não foi bastante notória, e foi apenas mais um prolongamento daquilo que este trio de nova-iorquinos já tinham feito do que propriamente uma redescoberta das potencialidades da banda.

Mas com Ghostory, nota-se claramente uma evolução. A complexidade e maturidade musical faz-se notar em todas as músicas, a banda cresceu nestes dois últimos anos e é evidente neste novo disco esse crescimento.

É também bastante estimulante que nos apresentem essa evolução praticamente de forma cronológica, em crescendo, ao longo do disco. As primeiras músicas estão muito na onda daquilo a que já nos tinham habituado, além de se notar ligeiras diferenças, mas é a partir de ‘Low Times’ que comecei a ver que estamos perante uns renovados School of Seven Bells.

Estão mais electrizantes, mais conscientes daquilo que fazem e mais abertos a novas sensações, assim como me colocaram mais receptivo a receber tudo aquilo de novo que tinham para dar.

Com ‘Reappear’ fiquei totalmente estático e hipnotizado, perdido na efemeridade que esta música me transmitiu, uma transição que tem tanto de brusca como de suave e com ‘Show Me Love’ começamos a acelerar o ritmo para o que se aproxima, mais concretamente ‘Scavenger’ com uma batida viciante, que me obrigou a repetir variadas vezes esta música antes de prosseguir com a audição das restantes músicas.

Já a ‘White Wind’ causa alguma quebra naquilo que foi construído até aquele momento e além de não ser uma música má, bem pelo contrário, também não foi algo que me agradou ouvir com este alinhamento. Provavelmente a seguir à ‘Low Times’ teria feito mais sentido. Porém, tudo acaba bem, bastante bem, com ‘When You Sing’, que fecha Ghostory em chave de ouro!

Se esperava algo bom vindo dos School of Seven Bells? Sim, esperava, mas de certeza que não esperava algo assim tão bom. É uma óptima surpresa ver que há bandas que ainda conseguem evoluir e crescer após cinco anos de vida, mesmo que não seja uma vida muito longa.

01. The Night » 7/10
02. Love Play » 6/10
03. Lafaye » 7/10
04. Low Times » 8/10
05. Reappear » 8/10
06. Show Me Love » 8/10
07. Scavenger » 9/10
08. White Wind » 7/10
09. When You Sing » 9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário